Por Rick Boxx
Pode ser surpresa saber que, a despeito dos elogios que ouvimos ao
estilo de liderança “bottom-up” (de baixo para cima), praticado
por diversas organizações de sucesso nos anos 80, a estratégia tradicional de
gestão corporativa permanece a mesma.
Gurus em administração e liderança fizeram críticas devastadoras ao
sistema de gestão hierárquico “top-down” (de cima para baixo) que
dominou as corporações desde a década de 50; contudo, pouco mudou. Parece que
as práticas do passado, de manipulação de processos com o fim de alcançar
objetivos de custos e lucros, ditadas pelas políticas de comando e controle de
informações “top-down”, devem ser substituídas pela autorização “bottom-up”.
Por que demorou tanto para nos conscientizarmos que pessoas são
mais importantes que números? Que se tratarmos nossos empregados e clientes da
mesma forma que gostaríamos de ser tratados, a disposição e a produção aumentam
e empresas decolam? Que o maior bem, juntamente com informações precisas e
diretas sobre as necessidades de nossa empresa e clientes, são os colaboradores
que conhecem mais de perto a atividade?
Sendo assim, surpreende saber que a palavra liderança é
mencionada apenas seis vezes na Bíblia, ao passo que servo é mencionada
46 vezes somente no livro de Gênesis? A palavra “servo” no Antigo Testamento e
“ministro” no Novo (que é como CEOs, proprietários e administradores que seguem
a Jesus Cristo deveriam pensar sobre si mesmos) são muito semelhantes à ideia
de um “remador inferior”. Em séculos passados, para evitar a morte pelo
calor, os tetos das embarcações eram feitos de grades metálicas, onde ficavam
os remadores das fileiras superior e intermediária. Não podendo deixar suas
posições, os remadores do piso inferior recebiam a maior parte do
"esgoto" sobre a cabeça.
Esta não é uma imagem atraente, mas reflete a humildade e abnegação
de um verdadeiro servo. Os que servem ao Deus Altíssimo, como disse Jesus,
compreendem que não estão em suas organizações para serem servidos, mas para
servir, não importa o que de indesejável possa surgir em seu caminho.
Ironicamente, essa qualidade forma líderes nos quais os empregados confiam e
seguem sempre. Aqui estão alguns pensamentos que a Bíblia oferece sobre servir
e liderar:
Servir precede a grandeza. “...Qualquer que, dentre vós, quiser ser grande, será vosso
serviçal. E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de
todos” (Marcos 10.43-44).
Liderar requer colocar os outros em primeiro lugar. “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal,
preferindo-vos em honra uns aos outros” (Romanos 12.10). “Ninguém deve buscar
os seus próprios interesses e sim os interesses dos outros” (I Coríntios
10.24).
Humildade é a qualidade primeira do líder. “Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros. Quem
se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido” (Mateus
23.11-12). “Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do que partilhar
despojos com os orgulhosos” (Provérbios 16.19).
Bons líderes reconhecem os dons e habilidades seus e dos outros. “Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada...
Se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua
generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo...” (Romanos
12.6-8).
Fonte: Maná de Segunda
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