Por Rick Boxx
Universidades e
corporações de treinamento ensinam ética nos negócios de uma perspectiva
referida muitas vezes como “relativismo moral”. Significa basicamente que eles
não acreditam em verdade objetiva: a verdade depende de quem vê. De acordo com
esse modo de pensar, tudo o que alguém considera certo é realmente bom.
Pessoalmente
discordo dessa filosofia. Se a verdade é algo que podemos moldar e modelar
segundo nossos desejos e preferências, então quem realiza negócios de maneira
inescrupulosa e predatória é tão "ético" como quem procura defender
elevados padrões de honestidade e integridade.
A Bíblia descreve
esse tipo de sistema de crença quando declara que "cada um fazia o que
era reto aos seus olhos" (Juízes 21.25). Milhares de anos atrás o povo
rejeitou a existência da verdade objetiva. Esse não é um conceito
"moderno" do século XXI.
Como empregador,
ainda que não endossemos o relativismo moral, é importante lembrar que cada um
tem sua própria cosmovisão, vivendo e agindo de acordo com ela. Por exemplo, se
eles são egocêntricos, provavelmente tomam decisões e agem de acordo com aquilo
que os beneficia. Se tomam decisões baseadas nos valores de família que
aprenderam, pode ser bom ou mau. E se você descobrir tarde demais que eles foram
criados por mafiosos, vigaristas e criminosos? Você certamente não gostaria que
esses “valores de família” fossem levados para dentro da sua empresa!
Embora não
possamos alterar ou modificar a cosmovisão de nossos Colaboradores, podemos
comunicar de maneira clara qual é a nossa e como desejamos que nosso negócio ou serviço seja
conduzido. É aqui que declarações de missão, visão e valores são extremamente
úteis, colocando no papel normas, políticas, metas e objetivos globais que a
empresa deseja alcançar e manter.
Estas declarações
expressam nossas crenças, os princípios basilares que regem nossas práticas,
oferecem a "grande fotografia" do que esperamos conseguir,
verbalizando como nossa empresa percebe a verdade.
A grande questão
que se nos coloca hoje no mundo profissional e de negócios é aquela levantada
por Pôncio Pilatos, que atuou como Juiz no julgamento de Jesus. Ele perguntou:"Que
é a verdade?" (João 18:38). Ele estava sugerindo que verdade - e
cosmovisão "certa" - é aquilo que se quer que seja.
Contudo, minha
experiência ensinou-me que, se tudo for verdade, então, nada é
verdade. Tenho aprendido que a única verdade objetiva, devidamente
testada pelo tempo, e que pode ajudar a padronizar e consolidar os valores de
uma empresa é a Bíblia. Salmo 119.152 ensina: "Há muito tempo que
aprendi de seus estatutos que você estabeleceu para durar para sempre."
Muitos outros versículos nesse Salmo também afirmam o duradouro, verdades
imutáveis, princípios e preceitos estabelecidos na Palavra de Deus.
Se deseja fiscalizar ou ser parte de um ambiente de trabalho
ético, recomendo que você estabeleça uma cosmovisão que seja permanente, que
não muda conforme a necessidade do momento ou os caprichos movediços da
sociedade. As Escrituras Sagradas fornecem a única fonte para isso. Elas
funcionaram no século I e eles são válidos também para o século XXI.
Fonte: Maná da Segunda
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