O que DEUS tem pra você hoje

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Mal Posso Esperar a Aposentadoria!


Por Jim Mathis

Vivemos tempos interessantes nos negócios e como profissionais. Faço parte de uma geração apelidada de "Baby Boomers" (geração pós-Segunda Guerra, vista como geração de choques e conflitos; NT), para quem o principal objetivo do trabalho era se aposentar.

Foi o que ouvi em uma conversa durante uma festa. Um homem perto da aposentadoria comentou que mal podia esperar o dia de demitir-se do trabalho. Disse odiar o trabalho e que só continuava indo todos os dias porque precisava de dinheiro. Pensei: "Que triste maneira de viver!"

Como passar a vida odiando aquilo em que gasto a maior parte do meu tempo? Há tipos de trabalho mais gratificantes do que outros. Houve situações quando o trabalho que fazia não era encorajador, mas ao conhecer e interagir com pessoas que encontrava diariamente, tornou-se fonte de inspiração.

Quando ouço pessoas falando de forma nostálgica sobre aposentadoria, penso sobre o valor intrínseco do trabalho. Existem na Bíblia referências sobre a nobreza do trabalho. Colossenses 3.23, ensina que devemos colocar nosso coração em tudo que fazemos. Em última análise, diz que "trabalhamos para Deus".

O livro de Eclesiastes faz admoestações sobre trabalho árduo, mas com diversão. Eclesiastes 3.22 diz: "Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?" A versão, "A Mensagem", diz: "Então eu entendi que não há nada melhor para nós, homens e mulheres, que ter um bom momento durante tudo o que fizermos – e isto será nosso quinhão’’. Deus projetou o trabalho para ser apreciado.

Provérbios 22.29 afirma: "Viste o homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior." Você pode dizer que o segredo do sucesso é fazer um trabalho bem feito e, em seguida, mostra-lo as pessoas. Hoje chamamos isto "produto e marketing." Creio que para persuadir as pessoas a comprá-lo a ênfase deve ser dada ao produto e não ao esforço. Em outras palavras: "fazer coisas boas." Se você fizer isso, você não terá problemas em vendê-lo.

Há pouca orientação nas Escrituras sobre aposentadoria. A palavra é usada raramente e seu significado é "retirar". Será que o objetivo principal do trabalho é chegar ao momento quando se pode retirar da vida produtiva? A única referência na Bíblia a aposentadoria diz respeito aos Levitas, sacerdotes instruídos a se aposentar com 50 anos, mas mesmo assim eles deveriam continuar ajudando os sacerdotes mais jovens.

A ideia de se aposentar como a conhecemos hoje é um fenômeno recente, do século XX, provocada pela expectativa de vida mais longa da Revolução Industrial. Somente nos últimos 60 anos é que a aposentadoria se tornou algo aspirador. Algumas gerações atrás era vista como "velho demais para trabalhar" ou "posto para escanteio".

A menos que você esteja pronto para ser colocado para escanteio, aprenda a apreciar seu trabalho!


Fonte: Maná da Segunda

Nenhum comentário:

Postar um comentário