Por Rick Boxx
No ano passado coordenei uma conferência dirigida a empresários e
profissionais, na qual um dos oradores era Peter Herschend, co-fundador do
Silver Dollar City, parque temático recreativo localizado em Branson, Missouri,
EUA. Enquanto ajeitávamos o microfone que Peter usaria para sua apresentação,
um homem da platéia subiu ao tablado e entregou a ele um presente.
É absolutamente incomum que um ouvinte se levante e ofereça um presente
ao orador, especialmente antes da apresentação. Assim, surpreso e com uma ponta
de hesitação, Peter abriu a caixa, onde havia um álbum contendo fotos coloridas
de personagens e empregados do Silver Dollar City.
O doador explicou que o álbum representava as memórias que sua
família acumulara durante os vários anos em que frequentou o centro de diversão
de Peter. As fotos simbolizavam a apreciação da família por muitos momentos
felizes que tinham desfrutado – eram lembranças preciosas.
Esse gesto se enquadra perfeitamente com o que Peter declara ser a
missão de sua empresa: “Criar lembranças que valham a pena repetir”. O
engraçado é que o gesto gentil daquele convidado produziu uma lembrança
duradoura para nosso orador.
Não deveria ser este o objetivo principal de nossas empresas, seja
qual for o produto ou serviço que forneçamos: criar lembranças que valham a
pena repetir? O trabalho que realizamos pode não resultar em fotos divertidas,
mas precisa ter uma qualidade tal que venha a formar imagens positivas que
perdurem com o passar do tempo.
Por exemplo: o cliente de um café pode guardar lembranças de aromas
e sabores agradáveis da bebida servida, além de um serviço amistoso e conversas
interessantes; clientes de uma loja de varejo podem lembrar-se da cortesia e
atenção dispensada pelos vendedores, ansiosos por guiá-los aos produtos que
procuram; um cliente pode guardar por longo tempo, a grata lembrança dos
esforços de um planejador financeiro, ao tratar de assuntos práticos que não
necessariamente geraram ganhos adicionais por sua consultoria.
Claro que experiências com entretenimento – visitar um parque
temático ou assistir a um evento esportivo - produzem mais facilmente
lembranças duradouras, mas um comércio onde os atendentes sempre cumprimentam
os clientes sorrindo e com frases agradáveis também pode ser significativo.
Seja qual for o produto ou serviço, seria sábio criarmos um ambiente que,
depois que clientes e fornecedores tenham trabalhado conosco possam concluir: “Estou
contente por ter negociado com eles”.
Na Bíblia, Provérbios 10.7 ensina: “A memória deixada pelos
justos será uma benção, mas o nome dos ímpios apodrecerá”. Boas
experiências deixam lembranças duradouras; más experiências ou são
propositalmente esquecidas ou deixam sentimentos negativos e amargos que fazem
com que os clientes não voltem a negociar conosco.
As lembranças que você vai criar hoje serão uma benção ou vão
desaparecer?
Fonte: Maná da Segunda
Nenhum comentário:
Postar um comentário