O que DEUS tem pra você hoje

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Mal Posso Esperar a Aposentadoria!


Por Jim Mathis

Vivemos tempos interessantes nos negócios e como profissionais. Faço parte de uma geração apelidada de "Baby Boomers" (geração pós-Segunda Guerra, vista como geração de choques e conflitos; NT), para quem o principal objetivo do trabalho era se aposentar.

Foi o que ouvi em uma conversa durante uma festa. Um homem perto da aposentadoria comentou que mal podia esperar o dia de demitir-se do trabalho. Disse odiar o trabalho e que só continuava indo todos os dias porque precisava de dinheiro. Pensei: "Que triste maneira de viver!"

Como passar a vida odiando aquilo em que gasto a maior parte do meu tempo? Há tipos de trabalho mais gratificantes do que outros. Houve situações quando o trabalho que fazia não era encorajador, mas ao conhecer e interagir com pessoas que encontrava diariamente, tornou-se fonte de inspiração.

Quando ouço pessoas falando de forma nostálgica sobre aposentadoria, penso sobre o valor intrínseco do trabalho. Existem na Bíblia referências sobre a nobreza do trabalho. Colossenses 3.23, ensina que devemos colocar nosso coração em tudo que fazemos. Em última análise, diz que "trabalhamos para Deus".

O livro de Eclesiastes faz admoestações sobre trabalho árduo, mas com diversão. Eclesiastes 3.22 diz: "Assim que tenho visto que não há coisa melhor do que alegrar-se o homem nas suas obras, porque essa é a sua porção; pois quem o fará voltar para ver o que será depois dele?" A versão, "A Mensagem", diz: "Então eu entendi que não há nada melhor para nós, homens e mulheres, que ter um bom momento durante tudo o que fizermos – e isto será nosso quinhão’’. Deus projetou o trabalho para ser apreciado.

Provérbios 22.29 afirma: "Viste o homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior." Você pode dizer que o segredo do sucesso é fazer um trabalho bem feito e, em seguida, mostra-lo as pessoas. Hoje chamamos isto "produto e marketing." Creio que para persuadir as pessoas a comprá-lo a ênfase deve ser dada ao produto e não ao esforço. Em outras palavras: "fazer coisas boas." Se você fizer isso, você não terá problemas em vendê-lo.

Há pouca orientação nas Escrituras sobre aposentadoria. A palavra é usada raramente e seu significado é "retirar". Será que o objetivo principal do trabalho é chegar ao momento quando se pode retirar da vida produtiva? A única referência na Bíblia a aposentadoria diz respeito aos Levitas, sacerdotes instruídos a se aposentar com 50 anos, mas mesmo assim eles deveriam continuar ajudando os sacerdotes mais jovens.

A ideia de se aposentar como a conhecemos hoje é um fenômeno recente, do século XX, provocada pela expectativa de vida mais longa da Revolução Industrial. Somente nos últimos 60 anos é que a aposentadoria se tornou algo aspirador. Algumas gerações atrás era vista como "velho demais para trabalhar" ou "posto para escanteio".

A menos que você esteja pronto para ser colocado para escanteio, aprenda a apreciar seu trabalho!


Fonte: Maná da Segunda

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O Exemplo de André

Posted: 20 Sep 2012 08:03 PM PDT

"O primeiro que ele encontrou foi Simão, seu irmão, e lhe disse: 'Achamos o Messias' (isto é, o Cristo). E o levou a Jesus. [...]" (João 1:41-42)

No primeiro capítulo do Evangelho de João, vemos João Batista apontando para Jesus e encaminhando seus discípulos para segui-Lo. André e João ouviram e seguiram a Jesus. Em seguida, André foi contar a seu irmão, Simão, o que lhe acontecera e também o trouxe para Jesus. 

O que chama atenção sobre André é que uma vez que ele se convencia, estava convencido. Ele viu por si mesmo. Ele acreditara. E então saiu imediatamente para buscar seu irmão Simão. Como precisamos de mais Andrés hoje. Se tivéssemos mais Andrés, teríamos mais Simões Pedros. Uma pessoa trazendo outra para Jesus. É tão simples. É tão eficaz. Mas isso é tão negligenciado. 

Marcos 2 nos fala de quatro homens que trouxeram um amigo paralítico até Cristo. Enquanto Jesus ensinava dentro de uma casa cheia de gente, esses quatro homens persistentes subiram até o telhado e desceram seu amigo para dentro do local onde Jesus estava. Jesus ficou tão impressionado com aquela demonstração de fé que perdoou o homem de seus pecados e o curou-(Marcos 2:3-5).

Isso nos lembra que um grupo de cristãos trabalhando juntos pode levar uma pessoa até Cristo mais facilmente - coisa que talvez não possa ser feita por uma pessoa sozinha. Como Paulo disse: "Eu plantei, Apolo regou, mas Deus deu o crescimento" (1 Coríntios 3:6). Temos todos um papel.

André era novato na fé e, muitas vezes, os recém-convertidos são os evangelistas mais fervorosos. Isso acontece provavelmente porque eles têm mais clareza de que acabaram de ser salvos de uma vida miserável. Assim foi com André. Também nós talvez precisemos nos lembrar de vez em quando daquilo que Deus realmente fez por nós.

Fonte: Harvest

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Todo homem tem seu preço


Quando terminei de assistir ao filme em que a esposa se dava a um estranho em troca de uma alta soma de dinheiro, veio-me à mente a velha máxima “todo homem tem seu preço”. Podemos perceber em nossa convivência social que nem sempre é o dinheiro que consegue conquistar alguém e convencê-lo a realizar ou não realizar determinada ação. Sabemos que há o comércio do corpo feito por prostitutas e homens da vida, mas existe um, ainda, que é comércio, mas que se difere deste, pela natureza da troca. A “moeda” utilizada é o sentimento, e o objetivo é a satisfação das carências interiores. Quantas pessoas que nunca foram buscar isso numa esquina, assemelham-se aos que o fazem quando se dão em troca de atenção, carinho, reconhecimento, valorização, realização como pessoa… O sentimento é contrabandeado para o coração como se fosse uma dose de terminada droga que ludibria o intelecto fragilizado e o convence que agora faz parte de uma pessoa por inteiro. Triste embuste, engano!
Quantos tem vivido essa experiência em nossa sociedade consumista, imediatista e sem tempo para as pessoas. Elas continuam sendo parte do sistema e, se querem sentir-se gente, precisam obedecer as regras de mercado e negociar sua felicidade em alguma locadora, barzinho ou qualquer coisa desse gênero. Encontrar fora o que não existe dentro!
É, a Bíblia diz que todo homem realmente tem seu preço. Mas o que ela anuncia hoje a você que está precisando de uma “nova dose” é que esse preço já foi pago e que você pode ser uma pessoa por inteiro, com um propósito claro de vida, com dignidade, com uma fonte de vida dentro do coração que nunca irá acabar. Leia:
“Antigamente vocês estavam espiritualmente mortos por causa dos seus pecados… mas Jesus cancelou a conta da dívida que havia contra nós e que pela Lei éramos obrigados a pagar. Ele pagou o preço encravando essa conta na cruz.”
Bíblia, livro de Colossenses, capítulo 2, versos 13 e 14.
“Porque a paga pelo pecado é a morte, mas o presente de Deus é
a vida eterna para quem está unido com Cristo Jesus, o nosso Salvador.”

Livro de Romanos, capítulo 6 verso 23.
“Quando alguém está unido com Cristo, é uma nova pessoa;
as coisas velhas já passaram e tudo se faz novo.”
Segunda Carta aos coríntios, capítulo 5 verso 17
Você entendeu a seqüência?
  1. Mortos por dentro e com um preço a ser pago.
  2. O preço já foi pago.
  3. A conseqüência natural para as pessoas que não querem liberdade é continuarem mortas por dentro.
  4. Deus nos dá de presente a liberdade , tornando-nos pessoas novas, de dentro para fora, tanto que o que é antigo se passa e uma nova vida começa.
Saiba que você tem um preço, sim, mas que já foi pago! Mas é preciso que você queira essa conta paga! Entregue-se a Jesus numa oração agora mesmo. Peça para que Ele domine toda a sua vida, suas carências, suas necessidades interiores, suas venturas e desventuras, seu passado, presente e futuro e experimente a sensação de saber que o preço já foi pago eque agora você está livre! Eu tenho vivido isso no meu dia a dia. Gostaria que fosse sua realidade também…
Um abraço,
Texto Bíblico Utilizado:Colossenses 2:13 e 14.

Fonte: Vida.Net

Se Eu Tivesse Uma Nova Chance


Por Ken Korkow

Há momentos em que eu gostaria de ter “uma nova chance” em minha vida. Uma das primeiras coisas que mudaria, se pudesse, seria não investir tanto tempo e dinheiro em busca de mais qualificação acadêmica. Sim, minha graduação no Mestrado foi uma alavanca para meu primeiro emprego. Sim, ele foi útil para formar uma boa rede de relacionamentos. Sim, a graduação deu-me confiança. Mas, foi parecido com o diploma que deu confiança ao espantalho no clássico, “O Mago de Oz”. Ele não precisava tanto do diploma, mas de acreditar em si mesmo.

Não sou avesso a novas tecnologias, nem sou dos que resistem ao progresso ou mudanças. Mas tento ser prático e realista. Na minha busca diária pela verdade tenho lutado para achar o que realmente funciona. E tempo e experiência ensinaram-me que a maior parte do “conhecimento” adquirido não funciona. Como, por exemplo, em finanças.

Quando estudante, nosso mantra era: “A função do negócio é maximizar lucros dentro de limites éticos e legais”. Aprendi isto, acreditava nisto e concordei com cada palavra.

Na minha vida profissional fui executivo de várias organizações. Tive os “brinquedos” e a recompensa material em fazer “lucratividade” a prioridade da empresa. Prosperei além do que imaginei. Entretanto, enquanto continuava na jornada do “maximizar lucros dentro de limites éticos e legais”, me tornei um manipulador, um “usuário de pessoas”. Deixei para trás relacionamentos quebrados e meu casamento quase ruiu.

Foi quando descobri algo que foi para mim melhor que um MBA: a genuína, prática e realística verdade que vem de uma fonte: a Bíblia. 

A Bíblia fala muito mais sobre finanças do que sobre céu e inferno! Com mais de duas décadas como diligente aluno da Bíblia, concluí que ela possui mais verdade, mais orientação prática para viver o dia a dia do que qualquer MBA poderia oferecer. O Novo Testamento resume assim esse aprendizado: “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra” (2Timóteo 3.16-17).

Por isso, ouso oferecer este conselho simples para um profissional ou homem de negócio: estude a Palavra de Deus todos os dias. Se o fizer com sinceridade e honestidade, de coração aberto, vai se surpreender com o que ela fala sobre sua vida e seu trabalho. É uma experiência que irá mudar sua vida.

Fonte: Maná da Segunda

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Libertado no Irã o pastor Youcef Nadarkhani

O pastor Youcef Nadarkhani, depois de quase três anos preso e condenado à morte, dia 8 de setembro de 2012.


Nadarkhani foi absolvido da acusação de apostasia (abandono da fé islâmica), mas condenado a três anos por evangelizar os muçulmanos. Como ele passou praticamente três anos preso aguardando julgamento, obteve a liberdade.


O tribunal deliberou esta manhã em uma audiência que durou mais de seis horas. Observadores temiam que novas acusações fossem feitas neste último julgamento, mas isto não ocorreu. Ao final, o pastor já estava liberado para voltar para casa. Desde o início da tarde, ele está com a sua família e já recebendo as mensagens de grupos cristãos de todo o mundo.


Naturalmente, Nadarkhani não poderá mais evangelizar no Irã. O pastor ainda não se manifestou sobre seus projetos, mas é provável que venha deixar o país.


Família aguarda o pastor na porta da prisão



O pastor sai da prisão e é recebido por sua família que corre em sua direção


O encontro com sua esposa


E recebe flores de seu filho mais velho - Daniel (9). Também na foto, o outro filho Yoel (7), a mãe Fatema, esposa Tina, amigos e parentes.


A luta

Youssef Nadarkhani foi preso em 2009 porque não quis que os filhos estudassem o Alcorão.

Ele se converteu a Cristo aos 19 anos de idade e três anos depois, já pastor evangélico, fundou uma pequena comunidade cristã na cidade de Rasht, a noroeste de Teerã.

Nadarkhani foi preso, acusado de abandonar a fé islâmica e evangelizar muçulmanos, e recebeu a sentença máxima: morte por enforcamento.

Durante três anos, o caso foi examinado por cortes superiores iranianas. A esposa de Nadarkhani também foi detida, chegou a ser condenada à prisão perpétua, mas depois foi solta. O pastor, por três vezes, recebeu proposta de abandonar o cristianismo e voltar para o islã, em troca da suspensão da pena de morte. Youssef Nadarkhani não aceitou.

A pressão internacional em favor da causa do pastor foi muito grande, com destaque para grupos de cristãos estadunidenses e latino-americanos, mas o fator decisivo envolveu a pressão de governos com os quais o Irã mantém boas relações, incluindo o brasileiro.

As fotos da libertação do pastor vistas nesta matéria foram divulgadas pela Christian Solidarity Worldwide nas redes sociais. A CWS têm sido uma das principais fontes sobre o caso. "Nós elogiamos o judiciário iraniano por esta decisão, que é um triunfo para a justiça e o Estado de Direito", disse o presidente-executivo da CSW, Mervyn Thomas. "E enquanto nós nos alegramos com esta notícia maravilhosa, devemos nos lembrar das centenas de outros casos de pessoas agredidas, molestadas ou injustamente detidas por conta de sua fé naquele país. A CSW está empenhada em continuar a campanha até que todas as minorias religiosas do Irã sejam capazes de desfrutar a liberdade religiosa, como garantido pelo Pacto Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, do qual o Irã é signatário."

Agora, é hora de agradecer a Deus pela liberdade deste pregador do Evangelho e seguir intercedendo por seu ministério e pela sua segurança e de sua família.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

O Rio e o Oceano

Diz-se que, mesmo antes de um rio cair no oceano, ele treme de medo.

Olha para trás, para a jornada: os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre.

Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar.

Voltar é impossível na existência. Você pode e deve ir em frente.
O rio precisa se arriscar e entrar no oceano. E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece, porque então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano, mas tornar-se oceano. Por um lado é desaparecimento, e por outro lado é renascimento.
Assim somos nós. Voltar é impossível na existência. Você pode ir em frente e arriscar.
Coragem ! Torne-se oceano.

é maravilhoso!

( Autor Desconhecido )

Pensamento: Você não pode vislumbrar o futuro, enquanto o passado estiver presente....

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

BUSCAR DE MANEIRA DILIGENTE e PERSEVERANTE


Primeira Igreja Batista de Curitiba
Matéria número 024 das “4 Horas com DEUS”

Para a Revista PIB Curitiba de 029 de agosto de 2012

BUSCAR DE MANEIRA
DILIGENTE e  PERSEVERANTE
Isaías  26: 9
“9 Minha alma te deseja durante a noite;
sim, o meu espírito, dentro de mim, de madrugada te busca  diligentemente - perseverantemente;
porque os moradores do mundo aprendem justiça, quando os teus juízos estão na terra.”

Ter um relacionamento com DEUS, nosso criador, exige renúncia de muitas coisas deste mundo, uma delas é o conforto, a comodidade, a passividade, a indolência.
Nossas escolhas hoje, definem nosso amanhã e nossa eternidade.
Com DEUS temos “zoé!” sua presença em nós, que nos anima dia a dia a querer estar em sua presença e vê-la manifesta de forma abundante. Não há nada mais recompensador. Não há não...
Para tanto é preciso uma renúncia verdadeira do eu, para podermos estar mais com ELE.
Temos um alvo fundamental: precisamos viver como os que querem adorá-lo em Espírito e em Verdade.
Nossa alma sempre estará querendo viver no conforto, na comodidade, na passividade, querendo sempre um bem estar próprio, que na verdade é efêmero, passageiro, fugaz, e o pior: destrutivo e danoso.
Para um relacionamento com DEUS, face a face, coração a coração, é busca continuada, trazendo a luz tudo que nos envolve e tudo que somos, para assim conquistarmos nossa liberdade eterna. E como o profeta relata, para muitos essa experiência de caminhar com ELE começa na madrugada, onde acontece da revelação de Sua Presença abundante em nossa vida.
O Profeta Isaías no capítulo 26, do versículo um ao nove, nos transmite de DEUS ensinamentos preciosos. Ele nos fala que no relacionamento com DEUS acontecimentos extraordinários nos surpreenderão sempre. Aprendo aqui que isto é viver o sobrenatural.
A primeira lição nos leva a adotarmos uma atitude que brota em nós que é um cântico que entoamos na terra e fazemos uma fortaleza do Reino de DEUS onde se registra JESUS CRISTO a salvação eterna. Em verdade a única.
Num segundo ensinamento ele nos exorta a termos atitudes de praticar diariamente a Palavra, abrindo as portas do livro da revelação, onde somos, transformados de Glória em Glória, de Fé em Fé, mediante cada revelação da presença de DEUS em nós. Este livro não pode ficar empoeirado e nem como pretenso talismã.
Uma terceira lição que aprendemos é que quando estamos firmes no Senhor, confiamos nELE, nossa alma aí sim estará em paz e conservada, em perfeito juízo e refrigério. E o Apóstolo Paulo nos diz mais que firmes, constantes, e abundantes em toda boa obra para o Senhor JESUS, quando vivenciamos as letras da Palavra.
A quarta lição que o profeta Isaías nos passa, é que nossa confiança no Senhor sempre foi e será alicerçada na determinação, constância e perseverança. Isto é fundamentar nossa vida diária em JESUS, a pedra eterna.
A quinta lição é que os orgulhos, os soberbos, os falsos, os enganadores, os caluniadores, os mentirosos, serão todos destruídos e serão reduzidos até o pó.
Já na sexta lição acontece mais um sobrenatural, onde DEUS aplaina, corrige, conserta, repara, arruma o caminho do justo, porque temos esperado por ELE no caminho dos Seus juízos. Para assim poderem ver a quem serve ao Senhor JESUS.
Na sétima lição somos encorajados a buscar DEUS durante a noite, onde na madrugada nosso espírito prevalece e busca determinadamente, a presença de DEUS.
Nossa terra está ferida porque nós, o Povo de DEUS, precisamos buscar mais o Senhor; ELE quer sarar esta terra em que vivemos. Ele quer nos honrar, e nos surpreender, curar nossa terra ferida.
Graças ao bom DEUS no Nome de JESUS na primeira sexta feira do mês,no dia sete de setembro, está agendada para a Capela da Primeira Igreja Batista de Curitiba, a vigília, onde se DEUS quiser passaremos quatro horas na presença d’ELE. Tem início as 22horas e termina as 02h00 da manhã. Vamos juntos sendo o Corpo de Cristo orando, testemunhando, louvando, compartilhando e meditando na Palavra de maneira diligente e perseverante.
Com isto estamos agradando ao coração de DEUS!

DEUS Te Abençoe.

Sanderson Diotalevi

Como Você Encara Um Novo Dia?


Por Robert J. Tamasy

Quando você acorda para se preparar para outro dia de trabalho - especialmente na segunda-feira - qual a sua atitude? Você está cheio de entusiasmo e expectativas, encarando com ansiedade as oportunidades e desafios que o dia vai lhe apresentar? Ou você tem sentimentos de frustração ou mesmo medo, desejando voltar para cama, puxar as cobertas, e esquecer o trabalho?

Se você fica no lado negativo dessa equação, pode haver várias razões: os prazos parecem esmagadores; sérios conflitos com superiores ou colegas; não corresponder com o que foi chamado para realizar; ou o trabalho se tornou tedioso e rotineiro, deixando-o sem inspiração.

Outras razões podem vir à mente, mas o fator primordial é a sua atitude para com o trabalho e o local onde você trabalha. Nem sempre podemos mudar as circunstâncias, mas podemos escolher nossas atitudes ao lidar com elas.

Não sou do tipo "poder de pensamento positivo" , mas de crença positiva. Gosto de começar cada dia em silêncio - às vezes antes mesmo de sair da cama - repetindo meu versículo favorito: "Este é o dia que o Senhor fez, regozijemo-nos e alegremo-nos nele" (Salmo 118.24). Se eu realmente acreditar que Deus achou por bem dar-me um novo dia, cheio de oportunidades, novas experiências e encontros inesperados, posso encará-lo com otimismo e expectativa.

A maioria dos dias nunca acontece como eu espero. Um amigo me liga sem eu esperar ou envia um e-mail que me leva a uma interação significativa. Inesperadamente alguém me contata e pergunta se eu estaria interessado em um novo artigo ou projeto editorial, fora da minha grade de planejamento. Começo uma tarefa e, de repente, meu foco vai parar em outra coisa e, então, percebo que a original não era tão urgente como eu tinha pensado e que posso postergá-la.

Há quase seis anos passei por uma cirurgia do coração bem sucedida e determinei encarar cada novo dia como um "presente". Ninguém tem a garantia do amanhã, mas sobreviver a um grande evento como esse, ficamos marcados para sempre. Embora reconheça que nem todo dia será agradável ou fácil, se Deus o deu a mim, deve haver uma razão e aguardarei com interesse o que ele me apresentar.

Aqui estão princípios das Escrituras para considerar como embarcar em um novo dia:

Encare cada dia como oportunidade e não imposição. Como diz o ditado, "Nossos dias estão contados". Assim, devemos valorizar o que temos e fazer uso bom e sábio do tempo que nos foi dado. "Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio" (Salmo 90.12).

Administre seu dia antes que ele seja perdido. O bem que temos em comum é o tempo. E não podemos economizá-lo para usá-lo em outro dia. A hora que se passou, se foi para sempre. Devemos considerar como usá-la para tirar o maior proveito. "Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e, sim, como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus" (Efésios 5.15-16).

domingo, 9 de setembro de 2012

Libertado no Irã o Pastor Yousef Nadarkhani

URGENTE! Pastor Yousef Nadarkhani é solto da prisão!
http://www.portasabertas.org.br/noticias/2012/09/1784649/
08 set 2012Irã
Após permanecer na prisão por quase três anos, sob a ameaça de ser executado por causa de sua fé,
o Pastor Yousef Nadarkhani foi liberto da prisão e inocentado da acusação de apostasia
O pastor Yousef foi convocado a se apresentar no tribunal esta manhã. Sua audiência durou seis horas,
mas ao final, ele pôde voltar para sua casa e sua família.
Algumas das fontes próximas ao caso relatam que o tribunal o inocentou das acusações de apostasia
(as quais poderiam levá-lo à execução), mas foi considerado culpado na acusação de evangelizar muçulmanos e
sentenciado a três anos de prisão por isso.
Como ele já estava na prisão durante esse período, ser ser julgado,
o tribunal considerou que sua sentença já havia sido cumprida.
Louvamos a Deus pela libertação de Yousef Nadarkhani e agradecemos a você,
querido irmão em Cristo, que sofreu junto com essa parte do Corpo que estava sendo afligida.
Vamos orar pela readaptação de Yousef e sua família e por sua proteção.
Que Deus seja honrado através do testemunho e vida deste cristão.
- - - - - - -
Nestes anos todos foi um tempo de oração, sempre estivemos crendo na Vontade de DEUS em Libertá-lo.
Foi um enorme exercício de Fé e ação de Diplomacia de muita gente.
Gente Temente a DEUS que serviu ao Senhor em Sua Vontade.
Sei em meu coração que o Senhor no Nome de JESUS CRISTO
irá honrar a todos que se dispuseram em Serví-Lo!!!
Aleluias!!!
Aleluias!!!
Aleluias!!!
Abraços a TODOS que se somaram nas orações.
Sanderson R S Diotalevi
Ministro do Evangelho
Curitiba Paraná

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Por Uma Cosmovisão Duradoura e Imutável


Por Rick Boxx

Universidades e corporações de treinamento ensinam ética nos negócios de uma perspectiva referida muitas vezes como “relativismo moral”. Significa basicamente que eles não acreditam em verdade objetiva: a verdade depende de quem vê. De acordo com esse modo de pensar, tudo o que alguém considera certo é realmente bom.

Pessoalmente discordo dessa filosofia. Se a verdade é algo que podemos moldar e modelar segundo nossos desejos e preferências, então quem realiza negócios de maneira inescrupulosa e predatória é tão "ético" como quem procura defender elevados padrões de honestidade e integridade.

A Bíblia descreve esse tipo de sistema de crença quando declara que "cada um fazia o que era reto aos seus olhos" (Juízes 21.25). Milhares de anos atrás o povo rejeitou a existência da verdade objetiva. Esse não é um conceito "moderno" do século XXI.

Como empregador, ainda que não endossemos o relativismo moral, é importante lembrar que cada um tem sua própria cosmovisão, vivendo e agindo de acordo com ela. Por exemplo, se eles são egocêntricos, provavelmente tomam decisões e agem de acordo com aquilo que os beneficia. Se tomam decisões baseadas nos valores de família que aprenderam, pode ser bom ou mau. E se você descobrir tarde demais que eles foram criados por mafiosos, vigaristas e criminosos? Você certamente não gostaria que esses “valores de família” fossem levados para dentro da sua empresa!

Embora não possamos alterar ou modificar a cosmovisão de nossos Colaboradores, podemos comunicar de maneira clara qual é a nossa e como desejamos que nosso negócio ou serviço seja conduzido. É aqui que declarações de missão, visão e valores são extremamente úteis, colocando no papel normas, políticas, metas e objetivos globais que a empresa deseja alcançar e manter.

Estas declarações expressam nossas crenças, os princípios basilares que regem nossas práticas, oferecem a "grande fotografia" do que esperamos conseguir, verbalizando como nossa empresa percebe a verdade.

A grande questão que se nos coloca hoje no mundo profissional e de negócios é aquela levantada por Pôncio Pilatos, que atuou como Juiz no julgamento de Jesus. Ele perguntou:"Que é a verdade?" (João 18:38). Ele estava sugerindo que verdade - e cosmovisão "certa" - é aquilo que se quer que seja.

Contudo, minha experiência ensinou-me que, se tudo for verdade, então, nada é verdade. Tenho aprendido que a única verdade objetiva, devidamente testada pelo tempo, e que pode ajudar a padronizar e consolidar os valores de uma empresa é a Bíblia. Salmo 119.152 ensina: "Há muito tempo que aprendi de seus estatutos que você estabeleceu para durar para sempre." Muitos outros versículos nesse Salmo também afirmam o duradouro, verdades imutáveis, princípios e preceitos estabelecidos na Palavra de Deus.

Se deseja fiscalizar ou ser parte de um ambiente de trabalho ético, recomendo que você estabeleça uma cosmovisão que seja permanente, que não muda conforme a necessidade do momento ou os caprichos movediços da sociedade. As Escrituras Sagradas fornecem a única fonte para isso. Elas funcionaram no século I e eles são válidos também para o século XXI.