O que DEUS tem pra você hoje

sexta-feira, 29 de julho de 2011

"O que significa que Jesus salva?"

Resposta: "Jesus salva" é um slogan popular em adesivos, placas em eventos esportivos e até mesmo em faixas que são puxadas no céu por aviões de pequeno porte. Infelizmente, poucos dos que veem a frase "Jesus salva" verdadeiramente e completamente entendem o que isso significa. Há uma tremenda quantidade de poder e verdade nessas duas palavras.

Jesus salva, mas quem é Jesus?
A maioria das pessoas entende que Jesus era um homem que viveu em Israel cerca de 2000 anos atrás. Praticamente todas as religiões do mundo enxergam Jesus como um bom professor e / ou um profeta. No entanto, apesar dessas coisas sobre Jesus definitivamente serem verdadeiras, elas não transmitem quem Jesus realmente é, nem explicam como ou por que Jesus salva. Jesus é Deus em forma humana (João 1:1, 14). Jesus é Deus que veio para a Terra como um verdadeiro ser humano (1 João 4:2). Deus tornou-se um ser humano na pessoa de Jesus para nos salvar. Isso traz à tona a seguinte questão: por que precisamos ser salvos?

Jesus salva, mas por que precisamos ser salvos?
A Bíblia declara que todo ser humano que já viveu pecou (Eclesiastes 7:20, Romanos 3:23). Pecar é fazer algo, seja em pensamento, palavra ou ação, que contradiz o caráter perfeito e santo de Deus. Por causa do nosso pecado, todos nós merecemos o julgamento de Deus (João 3:18, 36). Deus é perfeitamente justo, por isso Ele não pode permitir que o pecado e o mal permaneçam sem punição. Uma vez que Deus é infinito e eterno, e que todo pecado é, em última instância, contra Deus (Salmo 51:4), somente um castigo eterno e infinito é suficiente. Morte eterna é a única punição justa para o pecado. Esse é o motivo pelo qual precisamos ser salvos.

Jesus salva, mas como Ele salva?
Porque pecamos contra um Deus infinito, ou uma pessoa finita (nós) tem que pagar pelos seus pecados por uma quantidade infinita de tempo, ou uma pessoa infinita (Jesus) deve pagar por nossos pecados uma só vez. Não há outra opção. Jesus nos salva ao morrer em nosso lugar. Na pessoa de Jesus Cristo, Deus se sacrificou em nosso favor, pagando a penalidade infinita e eterna que só Ele poderia pagar (2 Coríntios 5:21, 1 João 2:2). Jesus tomou sobre Si a punição que merecemos a fim de nos salvar de um destino eterno horrível, a consequência justa de nossos pecados. Por causa do Seu grande amor por nós, Jesus deu a Sua vida (João 15:13) para pagar a penalidade que merecíamos -mas não podíamos- pagar. Jesus ressuscitou em seguida, demonstrando que Sua morte foi realmente suficiente para pagar a penalidade pelos nossos pecados (1 Coríntios 15).

Jesus salva, mas quem Ele salva?
Jesus salva todos os que recebem o Seu presente da salvação. Jesus salva todos aqueles que confiam plenamente e somente no Seu sacrifício como o pagamento pelo pecado (João 3:16, Atos 16:31). Enquanto que o sacrifício de Jesus tenha sido perfeitamente suficiente para pagar pelos pecados de toda a humanidade, Jesus só salva aqueles que pessoalmente recebem o mais precioso dos Seus presentes (João 1:12).

Se você agora compreende o que significa que Jesus salva, e deseja confiar nEle como seu Salvador pessoal, certifique-se de que você entende e acredita no seguinte e, como um ato de fé, comunique o seguinte a Deus. "Deus, eu sei que sou um pecador e sei que por causa do meu pecado, mereço ser eternamente separado de ti. Mesmo sem merecer, obrigado por me amar e oferecer o sacrifício pelos meus pecados através da morte e ressurreição de Jesus Cristo. Creio que Jesus morreu pelos meus pecados e confio apenas nEle para me salvar. Deste ponto em diante, ajude-me a viver a minha vida para ti e não para o pecado. Ajude-me a viver o resto da minha vida em gratidão pela salvação maravilhosa que Tu tens fornecido. Obrigado, Jesus, por me salvar!"

segunda-feira, 25 de julho de 2011

O presente e o futuro


“Todo mundo vê que até os sábios morrem, e morrem também os tolos e os ignorantes. Todos deixam as suas riquezas para os outros. As sepulturas são os seus lares, e ali eles ficam ainda que tenham possuído muitas terras. O ser humano, por mais importante que seja, não vive para sempre; como os animais ele também morre.
Reparem no que acontece com os que confiam em si mesmos; vejam o fim daqueles que estão satisfeitos com as suas riquezas. O seu senhor – a morte – os leva, e são condenados a morrer como se fossem ovelhas …
Não se preocupem quando alguém fica rico, e a sua riqueza aumenta cada vez mais. Pois, quando morrer, não poderá levar nada; a sua riqueza não irá com ele para a sepultura. Ainda que esteja contente com a sua vida e seja elogiado por ter sucesso…
O ser humano, por mais importante que seja, não pode escapar da morte…”
Esse é um trecho do Salmo 49, um trecho da Bíblia. Fico pensando como um texto tão antigo pode falar tanto de uma realidade de nossos dias e que reflete a fatal despreocupação de nossa sociedade! Outro trecho completa minha mensagem:
“Porque Deus amou às pessoas deste mundo de tal maneira,
que enviou a Jesus, para que toda pessoa que confiar-se
totalmente a Ele, não morra, mas tenha vida eternamente…”
Evangelho de João 3:16
Isso inclui eu e você!
Quando entregamos o todo de nosso dia-a-dia para ser dirigido e chefiado por Deus, nossa visão se amplia, nossa mente não se embota, nosso coração bate no compasso da segurança e da realidade de uma vida que não termina aqui e que não pode ser pega de surpresa pela violência e desespero da morte seja em que instância manifestar-se.

Fonte: Vida.Net

O Princípio do Maior e Melhor Uso


Por Ken Korkow

Quando trabalhava no mercado imobiliário, uma das abordagens que usávamos para avaliar o valor de uma propriedade recebia o nome de “maior e melhor uso”. Se alguém chegasse e me dissesse: “Herdei 160 acres. Por favor, diga-me quanto isso vale?”, eu lhe perguntaria: “Onde a área está localizada? Para que está sendo usada neste momento? Para o que está sendo usada a terra adjacente a ela?”

Se a área estivesse no meio de Nebraska, fosse plana, com bom solo, bastante água, eu diria que a propriedade valeria milhares de dólares por hectare. Entretanto, se estivesse localizada próxima ao nosso rancho em Dakota do Sul, com solo pobre, montes de pedras, terreno montanhoso, não sendo o habitat de nenhuma vida selvagem, com índice de chuvas anuais baixo, valeria apenas algumas centenas de dólares por hectare. Mas se acontecesse dos 160 hectares estarem situados no centro de Dallas, no Texas, cada um dos seus 4.047 m2 por hectare valeria uma fabulosa soma de dinheiro.   

Apliquemos este princípio de avaliação à nossa própria vida. Qual o maior e melhor uso para ela? Vale a pena fazer essa consideração, mas nem sempre é fácil determinar a resposta. Por exemplo, você pode apreciar jogar golfe, mas se nunca melhora seu número de tacadas, dedicar-se para ser jogador profissional não parece sábio. Fotografar pode ser um hobby que lhe dê prazer, mas se você não tem  habilidades técnicas ou talentos artísticos, provavelmente não deve tentar fazer carreira em fotografia. 

Olhando para minha própria vida, concluí que duas coisas fiz com naturalidade: lutar na guerra (servi como combatente no Vietnã) e ganhar muito dinheiro vendendo fazendas e ranchos. Mas já não faço nenhuma das duas coisas, porque cheguei à conclusão de que não eram o maior e melhor uso para minha vida. 

Não faz muito tempo li uma afirmação que me levou a pensar sobre isso: “Veja o incrível desperdício que Deus faz com Seus santos, de acordo com o julgamento do mundo. Parece que Deus planta Seus santos nos lugares mais desnecessários. E então dizemos: ‘Deus quer que eu esteja aqui porque sou muito útil para Ele’. Contudo, Jesus jamais mediu Sua vida por onde Ele era mais útil. Deus coloca Seus santos onde eles promoverão maior glória para Ele, e nós somos totalmente ineptos para julgar onde seria esse lugar” – Oswald Chambers, em “O Máximo de Mim Para Sua Exaltação”. 

Durante Seu tempo na Terra, Jesus possuía muitos talentos e habilidades, mas eles não determinaram o que Ele fez com a Sua vida. Ao contrário, Sua motivação primeira foi “conhecer e obedecer a vontade do Pai” (João 5.30; 6.38-40; 15.10; Marcos 12.28-30). 

Lutei com a pergunta: “Qual o melhor e maior uso para minha vida?”  Determinei que minha mais elevada vocação é aprender a conhecer Cristo mais intimamente e deixar intencionalmente que Ele viva em mim. Em minha opinião nada mais chega nem remotamente perto disso. E nada mais é mais empolgante e recompensador!

E você, tem a visão eterna que incendeia sua paixão na Terra? Todos temos responsabilidades diárias no trabalho, mas até mesmo elas deveriam ser vistas em termos de eternidade. Em Efésios 2.10 está escrito: “Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus Ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que Ele já havia preparado para nós”.

Você está consciente das “boas obras” que Deus preparou para você fazer?

sábado, 23 de julho de 2011

Atitude é tudo!



Jerry era o tipo de pessoa que você ia adorar. Sempre de alto astral, e com algo positivo a dizer. Quando alguém perguntava para ele: “Como vai você?”, ele respondia: “Melhor que isso, só dois disso”. Ele era o único gerente de uma cadeia de restaurantes, porque todos os garçons seguiam seu exemplo. A razão dos garçons seguirem Jerry era por causa de suas atitudes. Ele era naturalmente motivador. Se algum empregado estivesse tendo um mau dia, Jerry prontamente estava lá, contando ao empregado como olhar pelo lado positivo da situação.
Sempre que eu me lembrava dele eu ficava pensativo, até que um dia perguntei a ele: “Eu não acredito. Ninguém pode ser uma pessoa positiva o tempo todo! Como você consegue?” E ele respondeu: “Toda manhã eu acordo e digo a mim mesmo: “Jerry você tem duas escolhas hoje: escolher estar de alto astral ou escolher estar de baixo astral…” Então escolho estar de alto astral. Toda vez que acontece alguma coisa desagradável, posso escolher ser vítima da situação ou posso escolher aprender algo com isso. Eu escolho aprender algo com isso. Todo momento que alguém vem reclamar da vida comigo, eu posso escolher aceitar a reclamação, ou posso escolher apontar o lado positivo da vida para a pessoa. Eu escolho apontar o lado positivo da vida.”
Eu argumentei: “Tudo bem! Mas não é tão fácil assim!” “É fácil sim” Jerry disse.“A vida consiste em escolhas. Quando você tira todos os detalhes e enxuga a situação, o que sobra são escolhas, decisões a serem tomadas. Você escolhe como reagir as situações. Escolhe como as pessoas irão afetar no seu astral. Escolhe estar feliz ou triste, calmo ou nervoso… Em suma: É escolha sua como você vive sua vida.”
Eu refleti no que Jerry disse. Algum tempo depois eu deixei o restaurante para abrir meu próprio negócio. Nós perdemos contato, mas freqüentemente eu pensava nele quando tomava a decisão de viver ao invés de ficar reagindo às coisas.
Alguns anos mais tarde, ouvi dizer que Jerry havia feito algo que nunca se deve fazer quando trabalha em restaurantes: ele deixou a porta dos fundos aberta e, conseqüentemente, foi rendido por 3 assaltantes armados. Enquanto Jerry tentava abrir o cofre, sua mão, tremendo de nervoso, errou a combinação do cofre. Os ladrões entraram em pânico, atiraram nele e fugiram. Por sorte, Jerry foi encontrado relativamente rápido e foi levado às pressas ao pronto-socorro local. Depois de 18 horas de cirurgia e algumas semanas de tratamento intensivo, Jerry foi liberado do hospital com alguns fragmentos de balas ainda em seu corpo.
Encontrei com Jerry 6 meses depois do acidente. Quando perguntei: “Como vai você?” ele respondeu: “Melhor que isso, só dois disso! Quer ver minhas cicatrizes?” Enquanto olhava as cicatrizes, perguntei o que passou pela sua mente quando os ladrões invadiram o restaurante. “A primeira coisa que me veio à cabeça foi que eu devia ter trancado a porta dos fundos…” respondeu. “Então, enquanto estava baleado no chão, lembrei que eu tinha duas escolhas: podia escolher viver ou podia escolher morrer. Escolhi viver!”
Perguntei: “Você não ficou com medo? Não perdeu os sentidos?” Jerry continuou:“Os paramédicos eram ótimos. Ficaram o tempo todo me dizendo que tudo ia dar certo, que tudo ia ficar bem. Mas, quando eles me levaram na maca para a sala de emergência e vi as expressões nos rostos dos médicos e enfermeiras, fiquei com medo. Nos seus olhos eu lia: “ele é um homem morto”. Eu sabia que tinha que fazer alguma coisa.”
“O que você fez?” perguntei. “Bem, havia uma enfermeira grande e forte me fazendo perguntas. Ela perguntou se eu era alérgico a alguma coisa… ‘Sim’, respondi. Os médicos e enfermeiras pararam imediatamente por causa da minha resposta. Respirei fundo e disse: ‘Balas!’ Enquanto eles riam eu disse: ‘Eu estou escolhendo viver. Me operem como se estivesse vivo, não morto.”
Jerry sobreviveu graças a experiência e habilidade dos médicos, mas também por causa de sua atitude espetacular. Aprendi com ele que todos os dias temos que escolher viver a vida em sua plenitude, viver por completo.
Atitude, portanto, é tudo!
Você tem 2 escolhas agora:
Esquecer esta mensagem.
Mandar essa mensagem para alguém que você gosta.
Espero que você faça a escolha certa.

Fonte: Vida.Net

sexta-feira, 22 de julho de 2011

A criança e o brinquedo


Jason Figueira

Você gosta de perder alguma coisa que te pertence ou que você acha que pertence? É evidente que não! A natureza do ser humano faz com ele precise possuir o que está à sua volta. É engraçado como quando observamos as atitudes de uma criança e podemos associar suas atitudes com muitas dos adultos. Como quando elas brigam pelo mesmo brinquedo, quando tem atitudes teimosas e mesmo com o adulto lhe ensinando o que é melhor, ela em sua teimosia faz o errado e as vezes se machuca. Mas uma atitude delas que é muito semelhante a que nós temos, é a irritação de perder algo que acredita pertencer a ela. Experimente devolver uma criança que estava em seu colo à cama ou ao carrinho em que estava. Se tiver sorte ela vai chorar só um pouco, mas geralmente elas fazem um escândalo.
Estamos acostumados a assistir pessoas no trabalho “passando a perna” no outro para receber uma promoção. É comum duas pessoas brigarem pelo amor de uma ou também não considerarmos conselhos dos mais experientes e fazer algo que será pior para nós mesmos. Na infância muitas atitudes de nossa personalidade já se mostram bem claras e mesmo adultos temos muitas atitudes infantis.
Existe um vazio no homem que precisa ser preenchido. Geralmente é pelo dinheiro ou um carro, uma casa, um(a) namorada(o), um amigo, entre outros. A pessoa se apega tanto a essas pessoas ou bens que fica difícil para ela imaginar perdê-los. Mas quando o dinheiro diminui ou desaparece por algum motivo, a pessoa perde totalmente sua base. O mesmo acontece com uma namorada(o) ou um outro, pois são o que existe de mais importante para o indivíduo. O homem se esquece que tudo isso é material e pode falhar. Ter amigos é importante e fundamental para todo o ser humano e as pessoas que não os têm, costumam ter problemas e são infelizes. Só que os amigos também podem te abandonar se suas amizades não forem muito sinceras. Conheço somente um amigo que nunca me abandonou em todos os momentos da vida, Jesus Cristo. Ele sempre acompanha, ajuda, perdoa, consola aqueles que o convidam para entrar em suas vidas. Ele respeita tanto você que só entra em sua vida, se for convidado. Ele é um amigo tão verdadeiro, que mesmo quando nos esquecemos dele, ele é fiel e ama da mesma maneira.
Ter ao lado uma pessoa que amamos é excelente. É muito bom ter um bom emprego, com um bom salário. Bons amigos então nem se fala. Tudo isso foi criado por Deus para fazer o homem feliz, mas o grande problema é acreditar que isso somente é suficiente para nos fazer felizes. Você pode até não ter motivos para sentir um vazio no coração, mas sente. Tudo, desde os seus negócios até seu time de futebol podem estar bem, mas você está triste. A resposta é que somente Deus pode preencher o vazio da alma do ser humano, porque Deus criou o homem com um espaço que só Ele pode preencher. É por isso que as pessoas acreditam em tantas coisas e até tentam substituí-lo mas sem sucesso.
Geralmente o indivíduo só se lembra de Deus quando perde algo que possuía. Como uma criança que perde o colo do pai , é colocada em uma cama e chora. Assim também é o homem que perde algo que é querido e fica inconsolável , pois perdeu todo seu tesouro. A pergunta é: O que é mais importante para você? Será que Deus tem lugar em sua vida?
Ele te deu uma grande chance de ser feliz e realizado quando veio ao mundo, mostrou o caminho ao homem para viver em perfeita harmonia com Ele e conseqüentemente consigo mesmo. Se o mais importante em sua vida é o carro que você tem, o que será de você, se bater com ele. O mesmo se aplica a tantas outras coisas que julgamos ser o principal, quando na verdade foi Deus quem te deu a possibilidade de adquirir estes bens e nós os temos como mais importantes do que aquele que criou tudo isso.
Deposite sua confiança em Deus. Entregue a ele o seu futuro também. Não seja como uma criança que se importa mais com uma boneca ou um carrinho que o pai dá, e não compreende que o pai a presenteia pelo amor que tem a ela.


Fonte: Vida.Net

quarta-feira, 13 de julho de 2011

O que pode acontecer quando você fica a sós com Deus?

O que é mais comum procurar  quando precisamos de ajuda divina? Buscar um culto avivado? Se juntar a pessoas fervorosas para buscar a Deus? É bom! Faz bem! Mas o mais raro e menos comum é entrar no nosso quarto, fechar a porta atrás de nós e ficar a sós com o Senhor. E isso não se deve ao fato de ausência de promessas ou promessas menores do que aquelas para quando estamos juntos.
 A promessa é: “O teu pai te verá em secreto e te recompensará”.
Onde ficar a sós com Deus?
 “Êxodo 25; 22” Ali virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do testemunho, falarei contigo a respeito de tudo o que eu te ordenar para os israelitas”.

Hoje ainda existe um lugar santíssimo onde podemos entrar e ter um tempo com Deus.
Mateus 6:6 “Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê o que é secreto, te recompensará.”
Deus sempre gostou de marcar um lugar de encontro. De preferência onde ninguém mais pudesse ter acesso.
O santíssimo não tinha janelas, era um lugar marcado pela solidão e pelo isolamento... Mas o trono da graça estava lá. Lugar para “receber misericórdia e achar graça para socorro em ocasião oportuna”
A experiência de ficar a sós com Deus num lugar secreto pode nos proporcionar muitas coisas. Sempre é bom trazer a memória o que pode acontecer quando ficamos a sós com Deus.
Deus pode falar:
João 10:27  As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem.”
Apocalipse 3:20 “Estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo”.

Deus pode ouvir:

 Salmos 10: 17 “Tu, SENHOR, tens ouvido os desejos dos humildes. Tu confortarás o coração deles e inclinarás teu ouvido”,
Salmos 66: 18 “Se eu tivesse guardado o pecado no coração, o Senhor não me teria ouvido. 19 Mas, na verdade, Deus me ouviu; ele tem atendido à voz da minha oração.”

Deus pode libertar

Ezequiel 36: 29 “Pois eu vos livrarei de todas as vossas impurezas.

Jeremias 15: 20 “ Eu te colocarei contra este povo como forte muralha de bronze; eles lutarão contra ti, mas não te vencerão; porque eu estou contigo para te salvar e te livrar, diz o SENHOR.
 21 Eu te livrarei das mãos dos homens ímpios e te resgatarei das garras dos cruéis.”

Deus pode manifestar a presença Dele.

Genesis 28: 16 “Quando Jacó acordou do sono, disse: Realmente o SENHOR está neste lugar, e eu não sabia.
17 E, cheio de temor, disse: Como este lugar é terrível! Este lugar não é outro senão a casa de Deus, a porta do céu.

Deus pode abençoar e autorizar.

Levitico  9: 23 “E Moisés e Arão entraram na tenda da revelação. Depois saíram e abençoaram o povo; e a glória do SENHOR apareceu a todo o povo”

Precisamos buscar mais a comunhão secreta com o senhor.
Deus nos dá a garantia de que ao sairmos do lugar separado não rompemos a comunhão adquirida e nos tornamos mais fortes e capazes para cumprir o propósito aqui na terra.

Moises se recusou a continuar a jornada se Deus não fosse com ele.
Êxodo 33; 15  “Então Moisés lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.
16 Como saber que achei favor aos teus olhos, eu e o teu povo? Por acaso não é por andares conosco, para que sejamos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da face da terra?”

Se alguma coisa ficar confusa, podemos lembrar daquilo que ouvimos no quarto. “Eis que eu estou sempre convosco...”

Escrita por: Mirtes Mansur Diotalevi

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Crescendo Ajundando Outros a Crescer

Por Rick Boxx

Ao pesquisar sobre “Liderança que Serve”, me deparei com uma citação atribuída a uma professora de seminário cujo nome é J. Carla Northcut, que afirma: “O objetivo de muitos líderes é levar as pessoas a pensa de forma mais elevada do que o próprio líder. O objetivo de um grande líder é ajudar as pessoas a pensar mais alto do que eles próprios”. Pense sobre isso por um momento. 

Às vezes parece que se a expressão “liderança que serve” é de alguma forma considerada na maioria dos ambientes profissionais e empresariais da atualidade, ela é basicamente compreendida desta maneira: “Eu sou o líder, você é o servo. Agora, faça o que eu mando você fazer”. Como a Dra. Northcut ressaltou, a marca de um líder efetivo não é o que ele realiza por si mesmo, mas o que ele predispõe e capacita outros a fazer. 

É preciso um indivíduo forte para se sentir pessoalmente seguro o bastante para ajudar outros a progredir em sua carreira. Um verdadeiro líder que serve busca constantemente por oportunidades de cuidar e encorajar os outros, assistindo seus liderados em sua jornada pessoal e profissional. 

Muitos líderes, incertos acerca de sua própria posição e temerosos que alguém esteja trabalhando para tomar seu emprego, concentram o foco sobre o que outras pessoas podem fazer para exaltar sua própria imagem. “Seu trabalho é fazer com que  eu apareça bem” – foi o que ouvi certo líder dizer à sua equipe. Mas será que essa forma de pensar egoísta contribui para maximizar o desempenho de todos? É possível tornar-se grande ajudando outros também a crescer? 

A Bíblia fala sobre este conceito em inúmeros contextos. Paulo, um dos principais líderes da igreja primitiva, entendeu este princípio. Em I Coríntios 10.24 ele alertou seus seguidores: “Ninguém deve buscar os seus próprios interesses e sim os interesses dos outros”. Este parece ser um excelente ideal a se aspirar, mas será realista para o mercado de trabalho global, guiado pela ideia do tipo “o que você tem feito por mim ultimamente”?  

Embora a Bíblia tenha sido escrita há mais de 2.000 anos, ele argumenta que este é mais do que um ideal nobre e deveria realmente ser um dos objetivos principais de um líder. Por exemplo, em outra parte o apóstolo Paulo escreveu: “Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros” (Filipenses 2.3-4). 

Pedro, um dos primeiros seguidores de Jesus, fez eco a essas convicções quando ofereceu esta admoestação: “Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que Ele os honre no tempo certo” (I Pedro 5.6). Em outras palavras, se você deseja se tornar um grande líder, procure maneiras de servir e exaltar os que estão ao seu redor. No processo, seu próprio patamar se elevará por meio das realizações daqueles que você está liderando.  

O maior de todos os líderes, Jesus Cristo, não apenas expressou Sua crença numa liderança que serve, como também a demonstrou da maneira mais profunda:  “Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida para salvar muita gente” (Marcos 10.45). 

Se esse princípio era importante para Jesus, deveria ser igualmente importante para nós. 


segunda-feira, 4 de julho de 2011

Liberdade no Mercado de Trabalho


Por Robert J. Tamasy

Nesta data, 04 de julho, para muitos é apenas mais um dia comum. Entretanto, como você deve saber, no dia 4 de julho nos Estados Unidos celebra-se o “Dia da Independência”, quando em 1776, as “colônias” se declararam livres do governo e soberania da Grã-Bretanha. 

O que liberdade significa para você? Alguns dizem que significa poder fazer tudo o que se desejar. Para outros significa libertar-se da opressão ou do controle excessivo. Dicitionary.com define a palavra como “o estado de sentir-se livre ou liberto, e não confinado ou sob limitação física; isento de controle, interferência ou regulamentos externos; poder para determinar uma ação sem restrições”. 

Liberdade é algo apreciado no mundo profissional e empresarial, especialmente por pessoas com inclinação para o empreendedorismo. Elas apreciam fazer o tipo de trabalho que gostam, onde, quando e como desejarem. Evidentemente um componente importante é dispor de recursos necessários para ir em busca dos desejos vocacionais.  

Quando penso em liberdade uma ideia que me ocorre é a da intersecção entre o trabalho (ou carreira) de alguém e sua fé. Existem aqueles que argumentam que o ambiente pragmático do mercado de trabalho, orientado por perdas e ganhos, não deixa espaço para a fé. Eu discordo. Na verdade, creio que a Bíblia nos oferece diretrizes claras para nos tornarmos nos empresários e profissionais que deveríamos ser. Considere o seguinte: 

Liberdade para sermos o que foi planejado para nós. O motivo de não vermos um Volkswagen competindo numa corrida de Fórmula Um é que ele não  foi projetado para isso. De igual modo, se queremos um veículo confortável e econômico para viajar não vamos escolher um carro de corrida. Assim, cada um de nós foi projetado com exclusividade, com personalidade, interesses, habilidades e talentos dados por Deus, que nos distinguem dos demais. Reconhecer isto nos liberta para descobrir nossa realização profissional. “Pois foi Deus quem nos fez o que somos agora; em nossa união com Cristo Jesus, Ele nos criou para que fizéssemos as boas obras que Ele já havia preparado para nós” (Efésios 2.10). 

Liberdade para fazer o que é correto. No exigente e competitivo mercado de trabalho do século XXI, são muitas as tentações para sacrificarmos nossos princípios e transigirmos com nossas convicções a fim de alcançarmos sucesso. Mas a confiança em Deus – e não nas circunstâncias externas – nos liberta para nos aferrarmos aos valores que produzem honestidade e integridade que, por sua vez, alimentam a confiança. Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres. ...Vocês, irmãos, foram chamados para serem livres. Mas não deixem que esta liberdade se torne uma desculpa para permitir que a natureza humana domine vocês. Pelo contrário, que o amor faça com que vocês sirvam uns aos outros” (Gálatas 5.1,13).

Liberdade para apropriar-se dos recursos de Deus. Se você está iniciando um novo negócio, seria útil contar com o auxílio de um benfeitor rico. A Bíblia diz que Deus é o dono de todas as coisas e Ele generosamente oferece Seus recursos para nosso uso. Se estivermos fazendo o que Ele quer, Ele promete prover nossas necessidades. “E o meu Deus, por meio das gloriosas riquezas que Ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam” (Filipenses 4.19).